Liderança Ministerial - parte II

Hoje vamos falar sobre: Missão, acessibilidade e comunicação.

“ Um líder que antes de tudo não lidera a si mesmo, não está apto a liderar ninguém”.

Em 1ª Timoteo 4.16 Diz: "Tem cuidado de ti mesmo" - Todo líder precisa ter uma filosofia de vida pessoal.

13 coisas que um líder deve fazer para declarar sua missão pessoal:

1° Seja bem sucedido(a) no seu lar:

O líder cristão precisa ter sua liderança aprovada primeiro no seu relacionamento familiar, seu cônjuge, seus filhos, seus pais, irmãos e avós, precisam aprovar sua liderança, ou seja, seu jeito de liderar. Não adianta ser uma coisa com seu ministério e dentro de casa ser outra pessoa e fazer coisas que não agradam a Deus.

2º Busque e seja digno(a) da ajuda divina:

“ O trabalho honesto sem mentiras feito com excelência, torna o líder digno da ajuda divina.”

3º Jamais comprometa sua honestidade:

Quando se é líder muitas coisas podem ser negociadas, menos sua honestidade. Em Provérbios 23:23 diz: “Compra a verdade, e não as venda...”

4º Lembre-se das pessoas envolvidas-

O exercício da liderança é como se fosse uma viagem e uma viagem feita em grupo, todas as decisões devem ser tomadas levando em consideração todas as pessoas que viajam conosco, não tome decisões preciptadas sem a votação do grupo; o líder que é líder não chega e comunica, o líder que é líder não decide sozinho e não faz nada sozinho, ele coloca a situação para o grupo e juntos decidem o que vão fazer. Um líder nunca trabalha ou age só sempre procura seus liderados e decidem TUDO sobre o ministério.

5º Ouça os dois lados antes de julgar:

Lá em Provérbios 18:13 diz: “ O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua”. Toda questão sempre tem dois lados. O líder tem que saber ouvir para ter respostas acertadas e construtivas.

6° Procure se aconselhar com os outros:

Moisés foi um dos maiores lideres da história Bíblica porque ele sabia dar valor aos conselhos que seu sogro dava a ele, leiam em Êxodo 18:7-24. As vezes pensamos que sabemos tudo e podemos resolver tudo sozinhos, colocando em prática só aquilo que nos convem não dando muita importância com os conselhos de amigos, pensando que esses amigos venham “ ...pegar nosso lugar”, todo lider deve estar aberto a novas idéias, aberto a ajuda de pessoas.

7º Defenda os ausentes:

Uma das virtudes do caráter de um líder inesquecível é a sua preocupação em não trabalhar contra a reputação de ninguém. O líder eficaz sempre proteje os ausentes.

8° Seja sincero e firme:

Confiança se constrói com sinceridade, seja sincero e transparente com seus liderados, firme naquilo que diz, determinando assim a força do grupo.

9° Planeje hoje o trabalho de amanha:

O que significa planejar? Palanejar significa pensar de forma antecipada, quem planeja tem um alvo, meta e consciência da sua missão e isso faz toda diferença no exercício da liderança. Já pensou se as crianças chegassem as salas de aula e os professores não soubessem que matéria iriam dar? O professor iria perder um tempão procurando matéria, procurando alguma coisa na bíblia e aí já se passaria todo o tempo da aula; assim também é com os outros ministérios da igreja, tem que se planejar tudo antes, escolher os louvores antes dos ensaios gerais. Já pensou chegarem pra ensaiar e não saberem o que vão cantar? Perderão um tempão escolhendo louvores e não saberão a letra. Se não meditarem na palavra para ministração que ministração irá sair? Se não prepararem as gincanas, ou prepararem a liturgia antes dos cultos, deixar tudo de ultima hora ,o trabalho não sairá com excelência.

10º Mantenha uma atitude positiva:

Se liderar é influênciar, o líder necessariamente tem que ser uma pessoa otimista ao ponto de levar os liderados a enxergar “ benção” onde a maioria só se vê “maldição”. As atitudes positivas do líder servem como oxigênio motivacional para os liderados. Ninguém gosta de seguir um líder NEGATIVO e PESSIMISTA.

11° Tenha senso e bom humor:
O humor é óleo que lubrifica as engrenagens do relacionamento. Assim como o motor sem óleo tem um tempo de vida muito curto, o relacionamento não dura muito quando falta senso de humor.


12° Organização Profissional

Seja organizado na bandeira brasileira mesmo diz: ORDEM E PROGRESSO, a ordem é um fator determinante para o progresso.

13° NÃO TENHA MEDO DOS ERROS - FACILITE O SUCESSO DOS SEUS LIDERADOS- OUÇA O DOBRO DO QUE FALA.

Sucesso é feito para as pessoas que não tem temor de assumir o medo do fracasso, e o medo tem sido o limitador do crescimento de muitos lideres, faça como Pedro vença o medo e ande sobre o mar da Galiléia.
Lideres seguros e autoconfiantes, são facilitadores do crescimento dos seus liderados, quem investe nos seus liderados sempre terá alguém investindo em sua vida.
Seja generoso no ouvir e econômico no falar esse é o segredo do sucesso do líder, ouça e coloque em prática as idéias construtivas.

Por hoje é isso gente, vou continuar lendo pra passar pra vocês, estou aprendendo muito com esse livro.

Por: Cláudia Pires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!