Cuidado com a língua....

"ORA, A LÍNGUA É FOGO: É MUNDO DE INIQUIDADE; A LÍNGUA ESTÁ SITUADA ENTRE OS MEMBROS DE NOSSO CORPO, E CONTAMINA O CORPO INTEIRO, E NÃO SÓ PÕE EM CHAMAS TODA A CARREIRA DA EXISTÊNCIA HUMANA, COMO TAMBÉM É POSTA ELA MESMA EM CHAMAS PELO INFERNO". (TIAGO 3:6)

"...A LÍNGUA, PORÉM, NENHUM DOS HOMENS É CAPAZ DE DOMAR; É MAL INCONTIDO, CARREGADO DE VENENO MORTÍFERO. COM ELA, BENDIZEMOS AO SENHOR E PAI; TAMBÉM, COM ELA, AMALDIÇOAMOS OS HOMENS, FEITOS À SEMELHANÇA DE DEUS.
DE UMA SÓ BOCA PROCEDE BÊNÇÃO E MALDIÇÃO. MEUS IRMÃOS, NÃO É CONVENIENTE QUE ESTAS COISAS SEJAM ASSIM.
ACASO, PODE A FONTE JORRAR DO MESMO LUGAR O QUE É DOCE E O QUE É AMARGOSO?
ACASO, MEUS IRMÃOS, PODE A FIGUEIRA PRODUZIR AZEITONAS OU A VIDEIRA, FIGOS? TAMPOUCO FONTE DE ÁGUA SALGADA PODE DAR ÁGUA DOCE".

O tema "língua" também já foi discutido aqui em postagens anteriores, esta passagem acima do livro de Tiago é uma reflexão clara e objetiva, que por si só já diz tudo. Ainda hoje uma das grandes quedas do homem num sentido geral, é falar demais e domar a língua não é fácil. Existem pessoas que são cheias de fel de amargura ou então não são o que aparentam, chegando a nos apunhalar com palavras. Existem discussões que doem mais do que um tapa, o pior é saber que as igrejas não estão livres de pessoas assim, até nas mais altas lideranças ou pessoas que se dizem amigas.

É bom ter cuidado com a língua, pois mesmo sem intenção podemos ferir, pecar, causar danos que são levados por toda a vida. Nós mesmos falhos que somos, nos danificamos com este mal, corramos para o Senhor para que Ele nos guie principalmente no falar.

O profeta Isaías ao ter um encontro com o Senhor disse:

"Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada , e perdoado, o teu pecado. (ISAÍAS 6:5-7) 

Amados se os próprios profetas homens de Deus, guiados pelo Espírito Santo reconheciam suas fraquezas e clamavam "ai de mim...", quem somos nós para dizer que somos autossuficientes e não precisamos de ninguém? Ou que não precisamos de ajuda? Que lancemos fora a nossa soberba e orgulho que não leva a nada e muito se engana quem pensa que o crente leva uma vida tapada, procuramos levar uma vida fundamentada na verdade, sadia e que reflete o amor de Deus. Todos os dias aprendo um pouco mais com Deus e percebo que eu mesmo preciso refrear a minha língua, somos colocados em situações ou vemos pessoas fazerem "cacas" e muitas vezes nos calamos, de certa forma é bom por outro lado nos frustra, há diferença em silenciar e compactuar com coisa errada, é erro não consinta, não compactue. 

Existe um bordão que ouvi muito em uma determinada novela e diz: FALA LÍNGUA FELINA QUE FALAR É TUA CINA, muitos vivem essa realidade. Cuidado com a língua felina ela manda pessoas para o inferno como diz na passagem acima e coloca a pessoa que falou na mesma situação, fique alerta e pense antes de abrir a boca.

Por: Diego Pinto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto