Brasil pra Jesus - Estado da semana - ESPÍRITO SANTO

A palavra tupi "capixaba", que significa "terreno bom para a lavoura" e desde a colônia designou os naturais do Espírito Santo, parecia prenunciar a história econômica do estado, sempre beneficiado pela prodigalidade da natureza: se antes a fertilidade da terra permitiu ricas culturas de cana-de-açúcar, cacau e café, bem como a exploração das abundantes matas, a partir da segunda metade do século XX as imensas reservas de minerais do subsolo conduziram ao acelerado desenvolvimento industrial.
Estado brasileiro, situado na região Sudeste, o Espírito Santo ocupa uma área de 46.184km2 e é limitado ao norte pela Bahia, a oeste por Minas Gerais, ao sul pelo Rio de Janeiro e a leste pelo oceano Atlântico. A capital é Vitória.
Os principais rios do estado são, de norte para o sul, o Itaúna, o São Mateus, o Doce e o Itapemirim, que correm de oeste para leste, isto é, da serra para o litoral. O mais importante deles é o Doce, que nasce em Minas Gerais e divide o território espírito-santense em duas partes quase iguais. Em seu delta formam-se numerosas lagoas, das quais a mais importante é a de Juparanã.

O produto agrícola tradicional do estado é o café, cultura que orientou a ocupação de praticamente todo o território capixaba. Após uma fase de decadência no estado, o café recuperou uma posição de relativo destaque nacional. Seguem-se a ele, em ordem de importância, as culturas de milho, banana, mandioca, feijão, arroz e cacau.

As praias de areia monazítica de Guarapari, recomendadas para o tratamento de reumatismo e artrose, e o convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, são as maiores atrações turísticas do estado. Em Vitória, destacam-se o palácio Anchieta, sede do governo estadual; as igrejas tombadas de Santa Luzia, do Rosário e de São Gonçalo Garcia; o Parque Moscoso, com concha acústica para 400 espectadores sentados; o porto, com seu terminal de minério; as praias: Comprida, Suá, Camburi e do Canto; as duas pontes entre a capital e o continente.
A costa capixaba é margeada de belas praias, muito freqüentadas no verão, destacando-se Marataíses, Guarapari, Piúma, Iriri, Anchieta e Conceição da Barra, onde se situam as famosas dunas da barra do rio Itaúnas.
As serras capixabas também possuem pontos de grande atração turística, destacando-se Domingos Martins, Santa Teresa e Rio Novo. No interior, junto à divisa com Minas Gerais, encontra-se o Parque Nacional do Caparaó. O pico do Itabira e as pedras do Frade e da Freira (310m), em Cachoeiro de Itapemirim, são a marca registrada da cidade, onde se pode visitar também a tradicional fábrica de pios de pássaros em madeira.
O prato típico mais conhecido do estado é a torta capixaba, feita tradicionalmente nas casas de Vitória durante a semana santa, mas também servida durante todo o ano aos turistas nos melhores restaurantes da capital. Destaca-se ainda a moqueca capixaba, de peixes e frutos do mar cozidos em panelas de barro artesanais, ao molho de urucum.

Fonte: Emdiv.com.br 

Oração: 
Deus querido e amado, hoje fazemos mais uma oração especial, um clamor repleto de amor assim como fizemos pelos outros estados. Oh Deus, olha o estado do Espírito Santo, olha para o povo capixaba Senhor e os livra de todo mau. Que o ESPÍRITO SANTO enviado da parte de Deus através do seu filho Jesus, espírito consolador,  venha consolar e guiar este estado brasileiro. Senhor tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo que neles há e por isso Senhor clamamos reconhecendo que o Senhor reina sobre tudo. O Senhor se importa com o Brasil, com o povo brasileiro, cada um com sua história mais são conhecidos diante do Rei dos reis.
Pai, as mesmas dores  que assolam outras nações, as mesmas tribulações, homicídios, idolatrias, também estão neste estado, cura Deus, liberta e salva, toma o estado do Espírito Santo em tuas mãos e marca este povo, que dali se ouça que o Senhor restaurou aquela nação, é o que pedimos crendo, no nome Santo de Jesus.
Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Testemunho de cura: MATHEUS PIVATO - 4 ANOS - O SUPERMAN!

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto