Brasil pra Jesus - Estado da semana GOIÁS


Turismo


O turista proveniente de qualquer parte do Brasil, ou até mesmo do estrangeiro, encontra magníficas atrações no Estado de Goiás.
A GOIASTUR ( Empresa do Estado ) é um departamento da CANTUR e está subordinada à Secretaria de Comércio e Indústria. Os planos da GOIASTUR incluem, para início, Calda Novas, São João (onde há água sulfurosas) e Pirenópolis (cidade histórica).
Uma das mais importante das atrações turística de Goiás é "Caldas Novas" a maior reserva hidrotermal do mundo, localizada a 170 quilômetro de Goiânia. Apresenta 30 fontes de água termais, além de uma lagoa (Pirapitinga ) de água quente.
No sopé da serra de Caldas, encontra- se a "Pousada do Rio Quente"

Anápolis - É, depois de Goiânia, a cidade mais importante do Estado. Está situada entre duas importantes capitais: Brasília e Goiânia. É considerada a capital econômica do Estado devido à grande qualidade de indústrias.

Cachoeira Dourada – Além a Usina Hidrelétrica, a Cachoeira Dourada é também um dos pontos turísticos mais visitados do Estado. Logo abaixo da Cachoeira Dourada (Itumbiara ) encontra- se o Canal de São Simão, que também é atração turística.

Paraúna – A cidade apresenta belos monumentos erigidos pelo tempo e pelo vento, no dorso da serra Paredão.

Trindade – É considerada como cidade religiosa de Goiás, porque no 1.º Domingo de julho de todos as anos, se realiza uma festa em louvor ao Divino Padre Eterno.

Pirenópolis – A cidade apresenta uma série de atrações turísticas, destacado- se a Cavalhada, que é realizada junto com a Festa do Espírito Santo. Há o estrondo da Roqueira, a serra dos Pirineus, a famosa Pensão do Padre Rosa, além das arquitetura colonial de suas casas e igrejas.

Goiás – Essa antiga cidade oferece aos turistas: os muros de pedra feitos pelos escravos, os sobrados coloniais, o Largo do Chafariz, a Casa da Fundição, o largo da Boa Morte, o Palácio Conde dos Arcos, a cruz do Anhangüera (um marco deixado pelas bandeiras ), o Chafariz da Carioca e muitas outras atrações. A cidade de Goiás, foi a primeira capital do Estado do mesmo nome. Goiás, antiga Vila Boa, foi fundada em 1725 por Bartolomeu Bueno da Silva, o filho.

Araguaia e Bananal - A quantidade de peixes que o rio Araguaia apresenta é imersa (é o rio mais piscoso do mundo.)
Ilha do Bananal, apresenta o Paraíso das Lagoas, de águas claras com areal branco, depositado numa série de praias imersas. A flora e a fauna dessa ilha são riquíssimas pela sua enorme variedade.



14 - FOLCLORE
Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos e crendices populares (lendas, contos, canções, arte popular)

I - Festa do Divino Espírito Santo
É uma festa que se realiza em quase todos as cidades do interior do Estado, sendo porém mais expressiva, nos seguintes lugares: Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás e Jaraguá.
É realizada também na cidade de Goiás, sendo apresentadas danças folclóricas, como a "Congada" e a "Dança dos Tapuios".
II - Nossa Senhora da Abadia
Esta festa também chamada de Nossa Senhora do Muquém, é realizada no mês de agosto. É uma festa de caráter religioso- popular.

III - Festa de Nossa Senhora do Rosário
A origem dessa festa é baseada nos costumes dos escravos, desde o tempo da mineração. A festa se propagou e tornou-se conhecida em todos os lugares do Estado.
É normalmente realizada no mês de Outubro.
No passado, em Goiás havia a chegada da rainha dos pretos. Esta era acompanhada por um enorme cortejo de negros, enfeitados de cordões e broches de ouro.
IV - Danças e Musicas
No Estado de Goiás, a influência do elemento negro nas danças e ritmos, fica registrada na presença de três danças: Tambor, Suça e Samba.
Tambor é considerado uma dança sagrada, pois "foi a única dança que Nossa Senhora dançou".
O povo diz que essa dança deve ser executada com alegria, porém com respeito, pois ela acompanha a Rainha até a igreja nas festas do Rosário
Suça é uma dança mais alegre que a do Tambor, sendo executada sob qualquer pretexto e sem disciplina. Além do tambor, utilizam viola e pandeiro.
Samba é danças em qualquer reunião.
Essas três danças são mais executadas ao norte de Goiás.
V - Lendas

Além das lendas populares comuns em todo o Brasil tais como: "mãe-d’água", "saci-pererê", "mula-sem-cabeça", "bicho-papão", "anhangá", temos também nossas lendas regionais como: a lenda da "Fonte da Carioca" e a do "filão de Ouro".



ORAÇÃO POR GOIÁS:

"PAI QUERIDO E AMADO FAZ SEMANAS QUE TEMOS NOS UNIDO EM ORAÇÕES PELOS ESTADOS BRASILEIROS E HOJE SENHOR QUEREMOS INTERCEDER PELO ESTADO DE GOIÁS. SENHOR DEUS SÃO MUITAS AS INFLUÊNCIAS NO NOSSO PAÍS, AINDA ASSIM SOMOS CONHECIDO COMO UMA NAÇÃO ADORADORA, COM GRANDE NÚMERO DE CRISTÃOS. ÓH DEUS, TE PEDIMOS QUE ABENÇOE A GOIÁS, ESTENDA AS TUAS MÃOS SOBRE ESTE POVO POIS SABEMOS QUE DE NORTE A SUL, LESTE E OESTE DESTE ESTADO, DESTA NAÇÃO, EXISTEM PESSOAS PRECISANDO DE LIBERTAÇÃO, PESSOAS PRECISANDO DE AMOR E ESPERANÇA.SENHOR JESUS É NO TEU NOME QUE CLAMAMOS PELO POVO GOIANO, QUE CLAMAMOS PELOS CORAÇÕES DOS PAIS, DAS MÃES, DOS FILHOS, ORAMOS PELAS AUTORIDADES, ORAMOS PELA RESTAURAÇÃO FAMILIAR, PELA RESTITUIÇÃO NOS LARES E NOS CASAMENTOS.REPREENDEMOS TODO JULGO DE OPRESSÃO SOBRE ESTE POVO, DECLARAMOS FRUSTRADOS OS PLANOS DO INIMIGO POIS HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS. GOIÁS É DO SENHOR JESUS, QUE TODAS AS NAÇÕES OUÇAM A ADORAÇÃO VINDA DE GOIÁS, LEVANTA HOMENS E MULHERES DO SENHOR NESTE ESTADO.PAI, COM A FÉ QUE HÁ EM NOSSO CORAÇÃO ABENÇOAMOS MAIS ESTE ESTADO BRASILEIRO, SUAS CIDADES, SEUS BAIRROS, CRENDO QUE TODAS AS VEZES QUE ESTA ORAÇÃO FOR LIDA E REPETIDA, A GLÓRIA DO SENHOR SE MANIFESTARÁ AINDA MAIS, CREMOS E PEDIMOS NO NOME SANTO DE JESUS, AMÉM".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!