Brasil pra Jesus - Estado da semana: RONDÔNIA












Rondônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados doMato Grosso (a leste), Amazonas (ao norte), Acre (a oeste) e a República da Bolívia (a oeste e sul). O estado possui 52 municípios e ocupa uma área de 237.576,167 quilômetros quadrados, sendo aproximadamente cinco vezes maior que aCroácia, e mais de duas vezes maior que a Bulgária. Sua capital e maior município é Porto Velho. Outras cidades importantes são: AriquemesCacoalEspigão do OesteGuajará-MirimJaruJi-ParanáRolim de Moura e Vilhena.
Pertencente à Região Norte do Brasil, é o terceiro estado mais populoso desta macrorregião, com seus 1,6 milhão de habitantes em 2012, sendo superado apenas pelo Pará e Amazonas. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Porto Velho, a capital e sua maior cidade com 450 mil habitantes em 2012, eJi-Paraná, com quase 120 mil habitantes. A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta demigrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os goianos, paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, baianos, mato grossenses e sergipanos (cuja presença é marcante nas cidades do interior do estado), além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acreanos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho eGuajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.
Rondônia é o estado com a maior porcentagem de evangélicos do Brasil e também o 3º estado mais rico da região Norte, responsável por 11,7% do PIB da região. Apesar de ser um estado jovem (criado em 1982), possui o 3º maior Índice de Desenvolvimento Humano, o 2º maior PIB per capita, a 2ª menor taxa de mortalidade infantil, a 3ª menor taxa deanalfabetismo entre todos os estados das regiões Norte e Nordeste do país e a 3ª maior teledensidade do Brasil. Entre 20022010 o estado apresentou 63,9% de crescimento acumulado do PIB, sendo o segundo estado do Brasil que mais cresceu nesse período[5]. Rondônia também possui a 8ª melhor distribuição de renda e a 4ª menor incidência de pobreza de todo oBrasil, além do melhor desempenho na avaliação do PISA 2009, entre todos os estados das regiões norte e nordeste.
O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. MadeiraJi-Paraná,Guaporé e Mamoré são os rios principais. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café,cacauarrozmandiocamilho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha.


HOJE A NOSSA SÉRIE INTERCEDE POR RONDÔNIA, O ESTADO COM A MAIOR PORCENTAGEM DE EVANGÉLICOS DO PAÍS, QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR NOSSA NAÇÃO.



"Amado Deus e Pai, neste momento precioso de oração nos unimos num mesmo propósito, clamar, interceder pelo povo rondoniense. Senhor Deus, no nome Santo de Jesus pedimos que o Senhor continue abençoando este povo, livrando de todo mal, de todo e qualquer engano, que as trevas não tenha poder sobre Rondônia, que cresça o número de salvos, que cresça o número daqueles que voltaram os seus corações a Jesus. Livra este estado Deus e todo o nosso Brasil das influências do mau, o Brasil pertence a ti Jesus, assim como Rondônia. Sonhamos e queremos ver a nossa nação restaurada, liberta, alcançada...Jesus a região Norte é do Senhor, assim como as demais regiões...neste clamor pedimos Senhor, o teu toque sobre cada lar rondoniense, que o Senhor leve a cura física, a cura espiritual, levanta em Rondônia uma igreja abençoada e unida no Teu Espírito Deus...abençoamos com a oração este povo, clamamos pelas tuas bençãos sobre este lugar, que todos quantos lerem esta oração aquele estado seja alcançado, balançado, encharcado pela tua glória e que todos saibam que há um único e poderoso Deus em Rondônia, Jesus se deu por cada um daquele lugar, assim nós cremos, amém e amém!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!