Avivamento de Santidade - Parte 6 - O SURGIMENTO DA IGREJA DO NAZARENO NOS ESTADOS UNIDOS


As RAIZES DA IGREJA DO NAZARENO NO LESTE 


A Igreja Evangélica do Povo A história dos Nazarenos na Nova Inglaterra começa com a organização da Igreja Evangélica do Povo na cidade de South Providence, no Estado de Rhode Island no dia 21 de Julho de 1887 com o Rev. Fred Hillery. Esta havia sido ligada à Igreja Metodista Episcopal São Paulo. Logo após a sua organização tornou-se um núcleo ao redor do qual, se uniram outras congregações e grupos de Santidade. Dentre esses grupos, a Igreja Missão de Lynnquatro meses após a fundação da Igreja Evangélica do Povo um jovem evangelista batista chamado C. Howards Davis fundou a Igreja Missão em Lynn numa cidade industrial que ficava ao norte de Boston a Capital de Massachusetts.

A Convenção de Santidade da Nova Inglaterra. --- Muitos líderes, em sua maioria se reunia nesta convenção para decidir o que fazer com o que o Espírito estava fazendo no meio deles. A maioria era composta pelos “Leais(crentes que queriam continuar ligados às suas denominações). No final da convenção adotaram a seguinte resolução: “Não estamos a favor da separação da Igreja devido à oposição ou indiferença à doutrina, mas devemos continuar no lugar onde Deus nos plantou providencialmente testificando tanto a grandes e pequenos ... fazendo o nosso melhor para ajudar o trabalho da Igreja”. No entanto, decidiram apoiar a idéia da formação de grupos locais, associações extras desde que estas, não atrapalhassem as programações normais da igreja.

Outros Grupos: No ano seguinte 1889 surgiram outros grupos entre eles:

A Missão Betania em Keene em New Hampshire fundado por um leigo Metodista (F. L. Sprague) que comprou uma casa velha, e a transformou em um lindo templo. Eles tinham reuniões para busca do poder do Espírito durante todo o dia e para participar dessas referidas reuniões chegavam pessoas que participavam de associações de Santidade de em Quincy, Stoneman, Chelsea e Somerville, todos subúrbios de Boston.

Igreja Missão de Malden - Ainda no outono de 1889 um homem “santo” chamado McFarlane de Stoneman, começou cultos na cidade de Malden. Esta congregação cresceu muito e no dia 15 de agosto de 1890 Howard Davis foi a Malden para organizar a igreja que se chamou Igreja Missão de Malden, assumiu-a como pastor, mas colocou a Sra. Hanscome como sua ajudante. Ela era a líder do Clube Feminino da Cidade e pregava muito bem.

Associação Central Evangélica de Santidade

Fundação: Nos dias 13 e 14 de março de 1890, representantes da maioria desses grupos se reuniram e se uniram para formar a Associação Central Evangélica de Santidade.

Objetivos: Promover a Santidade Bíblica através de um consenso e ação conjunta com vistas a fortalecer e animar aqueles que por causa de sua fé estava se vendo privados do companheirismo e serviços cristãos. Sua membresia era formada por igrejas, grupos ou pequenas associações de santidade. Os ministros e líderes deveriam ser aprovados por um comitê formado pela própria associação.

1891 – A Missão fundada em Kenee no ano de 1891 F. L. Sprague se uniu-se à associação.

Forma de governo das Igrejas filiadas à Associação: Adotaram um sistema de governo congregacional, pois todos vieram de igrejas com este tipo de governo.

LiderançaAlguns eram leigos que estudaram e se tornaram pastores outros já eram pastores e foram reconhecidos pelo chamado Concílio de Reconhecimento.

Associação Central Evangélica de Santidade e os Metodistas da Nova Inglaterra.

Decisão dos pregadores metodistas - Os pregadores metodistas retardam a sua decisão de se ligarem a qualquer grupo independente. A razão era a ênfase dos Leais. Para eles esta era uma questão de menor importância, o que realmente importava era continuar pregando a mensagem de santidade.

Liga Geral de SantidadeSeus criadores foram William McDonald e Joshua Gill em 1891 na Nova Inglaterra. A ênfase desta Liga era cuidar do indivíduo, sofredor e oprimido dentro das suas denominações. À partir da Liga Geral criaram Ligas locais que eram interdenominaçionais e proviam um bom clima de fraternidade entre aqueles que tinham que sair de suas igrejas.

Reunião da Conferência Metodista da Nova Inglaterra em abril. - Reuniu em abril de 1892 em Haverhill e aconteceu com o propósito de tratar dos problemas das reuniões de santidade. Para facilitar as coisas, resolveu-se que todas as reuniões deveriam estar debaixo do controle dos pastores e as que não estivessem seus líderes poderiam ser disciplinados.

Reunião anual da Liga Geral de Santidade -- À que se realizou no outono de 1892 estiveram presentes tanto os independentes como os Leais. Em seu sermão introdutório McDonald disse que a Liga era necessária porque as igrejas impediam aos seus membros que professavam a santidade, gozar a sua liberdade. E que não havia “dissidentes”, pois estes haviam sido expulsos e foram comungar-se com os de mesma fé e experiência. J.N. Short; H.N. Brown e Hyran F. Reynolds que mais tarde se tornaram nazarenos, serviram como comitê de revisão da constituição. Mesmo com a ação desta, a maioria dos pregadores metodistas queriam evitar uma crise a todo custo. Uma das razões é que queriam evitar conflitos, pois entendiam que esses trariam mal testemunho e comprometeriam os resultados do Avivamento. Um exemplo disto foi o que aconteceu com Hyran F. Reynolds no Estado de Vermont que deu origem à Associação de Santidade do estado de Vermont. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto