Avivamento de Santidade - parte 9 - SURGIMENTO DA IGREJA DO NAZARENO NO OESTE



Imagem: Internet

Biografia
Phineas F. Bresee nasceu em uma cabana rústica em Franklin do condado de Delaware, na parte ocidental de New York no dia 31 de dezembro de 1838. Era o segundo dos três filhos. Seus pais Phineas P e Susana Brown Bresee eram cristãos metodistas desde a sua juventude. Ele aproveitou todas as oportunidades para estudar, fez o primeiro e segundo grau em Oneonta – Nova York. Se converteu num culto em fevereiro de 1856 e pouco tempo depois recebeu a licença de “Exortador” o primeiro passo para se tornar um ministro. No ano seguinte mudaram-se para Millesburg em Iowa. Ele se colocou à disposição da Conferência Anual para ajudar a um pastor mais experiente e isto realmente aconteceu, tornou-se co-pastor de A.C. Barnhart, encarregado do circuito de Marenco em 1857. Durante o ano seguinte deu-se nas áreas do seu pastorado um poderoso avivamento. Ele foi designado pastor do seu próprio circuito que era a comunidade Holandesa de Pella. Foi para lá ministro metodista ordenado em 1859. Voltou a Nova York no mesmo ano para casar-se com Mary Hibbard, irmã de um colega de classe e de uma família metodista muito conceituada.
Depois de pedir transferência, o presidente da denominação o enviou para um campo muito difícil o circuito de Galesburg, no início ficou um pouco triste mas depois tomou esta designação como um desafio. Chegando lá, Deus o usou grandemente, provocando um despertamento em todo o circuito. Em apenas um ano ganhou cento e quarenta novos membros em sua igreja, comprou uma casa pastoral e um par de cavalos para viajar para as assembléias anuais.
Tornou-se um pastor famoso entre os metodistas com apenas 23 anos, foi designado pastor de uma grande e boa igreja em Dês Moines - cidade capital. Desde então todos reconheceram a sua capacidade e teve muito êxito naquela obra. Livrou a Igreja de Dês Moines da ruína financeira. Depois serviu dois anos como presbítero presidente do distrito de Witersert, que cobria toda a parte ocidental do estado de Iowa. Pastoreou muitas outras grandes igrejas metodistas. Durante estes anos se tornou um líder de confiança da conferência de Iowa, especialmente nas causas missionárias. Quando pastor em Red Oak construiu um dos mais lindos templo. Ali começou um trabalho de Acampametno Local. Deste, suscitou-se um avivamento que durou todo o inverno. Durante esta campanha de inverno foi que ele iniciou o costume de usar corinhos populares na adoração e preparação para o altar.
Phineas Bresee testifica a sua santificaçãoNo inverno de 1866 Bresee experimentou a inteira santificação. Durante o período em que havia sido presbítero presidente do distrito de Winterset passou por uma agonizante crise – a da dúvida. Ele mesmo disse que parecia duvidar de tudo, no início pensou se tratar de uma questão intelectual e, procurou as respostas, depois achou que o problema é que havia entrado no ministério muito novo. Estudou muito e nada resolvia o seu problema. Numa noite de muita neve, durante uma reunião de oração, Bresee caiu de joelhos e suplicou ao senhor que lhe desse uma experiência que desse fim à sua luta. Realmente aconteceu. Mais tarde, ele mesmo, testemunhou dizendo “Aquela experiência desarraigou do meu coração as tendências ao mundanismo, a ira e o orgulho. Foram-se todas dúvidas. Afirmou também que ficou claro que as dúvidas eram de origem moral e não intelectual e que, a dúvida, tal como outras atitudes tomadas, eram provenientes da carnalidade do seu coração. De início não sabia o que havia se passado com ele e reconheceu tristemente que não havia vivido ou ensinado acerca da vida vitoriosa.
Depois de ter deixado de trabalhar integralmente no ministério para trabalhar com negócios, chegou até a pedir designação para uma igreja menor a fim de cuidar dos seus negócios. Mas Deus o queria integralmente na Sua Obra. Não demorou muito e ele passou por uma grave crise financeira, mudou-se para Los Angeles na Califórnia e decidiu não mais preocupar-se com dinheiro; daria a sua vida inteira para a Obra. Chegando lá, em apenas duas semanas foi instalado pastor da Igreja Metodista de Los Angeles.

2) O Avivamento de Santidade na Califórnia do Sul. Foi nesta igreja que Bresee teve contato com um grupo forte de leigos que professavam a inteira santificação. Seu líder era Leslie F. Gay em cuja casa se reuniam os irmãos, semanalmente para buscar a bênção. Gay havia sofrido muito com a saúde debilitada, depois de curado pelo Senhor decidiu entregar a sua vida para a Obra do Senhor e tornou-se uma coluna entre os metodistas. Em pouco tempo Bresee uniu-se a eles. A Convenção do seu distrito – a Califórnia do Sul designou-o junto com Leslie, Fasmeorth e mais dois pastores como Comitê para estabelecer contato com a Associação Nacional de Encontros para a Promoção da Santidade Cristã. Pois tinham o firme propósito de ligarem-se a ela. O resultado disto foi que William Eillian McDonald e George Watson vieram para uma série de campanhas de avivamento. Aquele tempo foi muito especial, Bresee, apesar de ter o coração incendiado pelo fogo do Espírito, decidiu fazer tudo paulatinamente e com muita sabedoria. O resultado foi que em 1885 o metodismo na Califórnia parecia estar a ponto de aceitar completamente a doutrina da Inteira Santificação e da Perfeição Cristã.
O primeiro Acampamento da Conferência Metodista em Long Beach provou um mini-pentecostes. Trinta e nove dos 72 líderes que participaram naquele encontro, confessavam ter recebido a bênção do enchimento de poder. Bresee pregou em Efésios 5:25 comparando o batismo do amor divino com a limpeza de todo o pecado. Ele mesmo disse: “Ainda que esta doutrina seja básica no Metodismo muitos pregadores não são claros em pregá-la como deveriam ser. Os que estavam à frente deste movimento eram líderes de proeminência do Metodismo da Califórnia do Sul.

Fim do Pastorado em Los Angeles- no fim do seu pastorado em Los Angeles a congregação já contava com seiscentos e cinqüenta membros, era a maior igreja do distrito. Seu salário era quase duas vezes maior do que de qualquer outro pastor. Em agosto de 1886 aceitou a designação para Pasadena que era uma pequena aldeia. O templo estava sendo construído e o número de membros era de 130. Chegando iniciou uma campanha evangelística e não parou mais de evangelizar, em menos de um ano a membresia havia dobrado.

Enquanto Bresee trabalhava outros também faziam o mesmo, em 1888 e 1889 McDonald e Wood dirigiram campanhas de avivamentos em igrejas pequenas e grandes. Leslie Gay se tornou membro da Associação Nacional de Encontros para a Promoção da Santidade Cristã.
Bresee ganhou o reconhecimento do público por seus esforços em aplicar o cristianismo às necessidades sociais durante os anos que passou em Pasadena em 1890 o avivamento de santidade da Califórnia chegava a uma nova fase – uma fase muito crítica. Crescia o numero de grupos independentes e os líderes metodistas ficavam envergonhados, pois segundo eles isto comprometia o testemunho ministerial deles. No entanto foram muitos os que permaneceram leais às suas lideranças. Bresee estava pastoreando a Igreja de Asbury, ele era um líder amoroso e desenvolveu na Califórnia um espírito brando e compassivo. No entanto aconteceu algo muito desagradável. John H. Vincent tornou-se presidente da Conferência da Califórnia do Sul, este era inimigo da doutrina da inteira santificação. Logo ao assumir depôs Bresee e outros dos seus cargos e o enviou à Igreja de Simpson, onde dominavam os oponentes. Passou algum tempo lá mas, o relacionamento se tornou inviável. Ninguém queria aceitar a doutrina, e antes pelo contrário, perseguia os que a defendiam. No ano seguinte foi designado pastor de uma pequena Igreja de Boyle Heights em Los Angeles. Apesar desde incidente Dr. Bresee continuou sendo estimado entre a liderança metodista e um líder chave no programa de evangelismo e educação da Igreja. Foi presidente da Junta da Junta de Síndicos da conferência e da Junta de Extensão da Igreja e presidente do Comitê de Educação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUTO: Neuza Garcia... Jesus vive! Você também vive!

Testemunho de cura: MATHEUS PIVATO - 4 ANOS - O SUPERMAN!

Corrente de Oração: Ycaro Gabriel - guerreiro lindo!