Avivamento de Santidade - parte 10 - A Fundação da Igreja do Nazareno


A Fundação da Igreja do Nazareno

A Missão Peniel - Desde de que deixou de ser presidente de distrito em 1892, Bresee tentou ser designado como missionário independente metodista para a cidade de Los Angeles. No início de 1894 os lideres de uma Independente chamada Missão Peniel convidou o dr. Bresee para cuidar deles, ele aceitou mas pediu licença da Igreja Metodista para isto, a conferência negou veemente o seu pedido. Nesta altura Dr. Bresee juntamente com Dr. J.P. Widney um famoso médico que investia quase tudo que ganhava na Obra de Deus, estavam pregando, alternadamente na referida Igreja.

a) Os Primeiros Sinais de Separação:
·      A declaração de princípios que Bresee fez para a Missão Peniel.
·      A grande reunião de jovens às sexta feira.
·      Seu programa de evangelização aos pobres.

1.    O veredito final: Os bispos da Conferência Metodista convidaram o Metodista para assumir a liderança de um circuito. (superintendente distrital) Depois de passar uma noite inteira em oração Bresee decidiu solicitar à superintendência do distrito que o colocasse na lista de ministros inativos; assim o fizeram. Passou outra noite em oração e entendeu que Deus lhe dera o texto de Isaías 66:5 este texto lhe trouxe muita paz e consolo e através dele Deus o estava liberando para deixar a Igreja Metodista.

2) A Organização da Igreja do Nazareno
Depois de servir como pastor da Missão Peniel por um ano, uma nova porta se abriu. Alguns amigos interessados em promover a doutrina da santidade, alugaram um prédio de comércio na Rua Main (central) 317 em Los Angeles e convidou–o para pregar em seus cultos pela manhã, e o Dr. J.P. Widney à noite. No terceiro domingo de manhã com a presença de 86 pessoas organizaram a Igreja do Nazareno com o propósito declarado de pregar a santidade e levar o evangelho, prioritariamente, aos pobres. Poucos dias depois a membresia subiu para 135. O nome foi escolhido a fim de homenagear a Jesus e não ter cor denominacional. Além do Dr. Bresee outros metodistas de renome juntaram-se a eles. No dia da organização o irmão Widney pregou uma mensagem cuja síntese foi: “A essência do Cristianismo não consistia em receber um credo, nem em observar as formas e rituais de uma igreja mas em aceitar a vida de Cristo, para tornar Cristo o Senhor dela mesma”.

A reação Metodista -- Não foi surpresa, nem mágoa para ninguém. Um artigo de um importante jornal metodista da Califórnia, anunciando o evento expressou que não havia mágoa nem rancor por parte dos metodistas contra Bresee ou Widney.

Literatura -- O primeiro órgão oficial era um caderno que anunciava as reuniões e nele continha a seguinte mensagem:
A Igreja do Nazareno é uma igreja simples, primitiva, uma igreja do povo e para o povo. Não carece de novas doutrinas, só as verdades antigas. Tenta desfazer-se de todas as formas supérfluas de igregismo para voltar às palavras simples de Cristo. Não é uma missão mas uma igreja com uma missão. É um grupo unido de corações que já encontraram a paz com Deus e que em alegria saem para levar a mensagem das inescrutáveis riquezas do Evangelho de Cristo às almas desalentadas, sofredoras e doentes. A sua missão é para aqueles aos quais as lutas da vida tem marcado com a dor e para todos os corações que tem fome da limpeza do pecado”.

O segundo órgão oficial – em 1898 iniciou-se a publicação de “O Nazareno” em apenas 6 meses já imprimiam 8000 cópias. Em 1900 este teve o seu nome para o Mensageiro Nazareno.
Estatísticas - 1 ano de existência – 350 membros ; 8 anos 1500 só na cidade de Los Angeles.

Características dos nazarenos
·      Congregacionalistas mas democráticos. Tinham dois superintendentes gerais: Drs. Bresee e Widney,
·      Não permitiam coleta de fundos de forma a discriminar os pobres,
·      As mulheres tinham direito de pregar, por constituição,
·      Os novos membros prometiam andar em companheirismo alegre com a igreja sem criticar as suas doutrinas e seus usos,
·      Prometiam também manifestar seu desejo de se libertarem de todo o pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto