Série: APOCALIPSE - A REVELAÇÃO - Capítulo 4


Capítulo 4 – A Visão de João no Céu
Após concluir as cartas às sete igrejas, João ouve novamente a voz de Jesus que diz:
“Sobe aqui, e te mostrarei as coisas que depois destas devem acontecer”.

Versos 2-3
*João conta que mais uma vez ele foi arrebatado em espírito; a primeira visão que João tem no céu, é a visão de um trono e de alguém sentado nesse trono.
Quem está assentado sobre o trono, cremos ser o próprio Deus na Pessoa de Jesus Cristo. Compare essa proposta com Ap 3.21; 21.5,6.
Se analisarmos o contexto do livro, veremos que realmente quem está assentado sobre o trono é Jesus, veja: Ap 4.9: “E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,”. Façamos um paralelo com Ap 1.18: “e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno”. Entenda! Em Ap 1.18 diz que Jesus é aquele que vive para todo o sempre, o mesmo é dito em Ap 4.9 aquele que está assentado no trono é o que vive para todo o sempre.

*Verso 4
Os vinte e quatro anciãos, conjeturamos que sejam os 12 líderes das tribos de Israel e os 12 apóstolos do Senhor Jesus Cristo (cf. Ap 21.12, 14).

*Verso 5
Este verso simboliza a manifestação do poder de Deus (cf. Ap 8.5; 11.19).
*Versos 6-8
*Os personagens que aparecem nos versos 6, 7 e 8, são seres angelicais (cf. Ez 1.5ss; Is 6.2,3; Sl 80.1). O senhor habita entre os querubins e serafins.

*Versos 9-11
O último texto do capítulo 4, demonstra que tudo e todos devem louvar a Deus (cf. Sl 148.2; 150). Vale lembrar que é provável que quem esteja recebendo louvor nesse texto seja a pessoa de Jesus Cristo.

Pr Nilton Marchiolli
ICASS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!