Aprendendo com as DECEPÇÕES

Foto: Internet

Hoje após muito tempo sem escrever no blog quero falar de algo que se ainda não aconteceu na sua vida, irá acontecer com certeza em algum momento e é algo que tenho aprendido a lidar, as DECEPÇÕES.

O primeiro ponto que que quero citar é que muitas vezes sonhamos muito, traçamos metas para nossas vidas e por mais que lutemos, planejemos, o futuro é muito incerto, a vida muda da noite para o dia, isso não é nenhuma afirmação clichê, é uma realidade. Muitas das nossas decepções é com a gente mesmo, quando algo parece fugir do nosso controle, quando nos frustamos diante de algo que não deu certo. A verdade é que quando nos decepcionamos ao mesmo tempo estamos aprendendo, entendo que em tudo há um tempo, um momento, o importante é nunca, jamais desistir, pelo contrário, na Bíblia encontramos palavras de motivação, não é um livro de auto-ajuda, mas a própria Palavra de Deus liberada pra minha e pra sua vida. E quando falo em motivação, encorajamento já me lembro de uma passagem que quero compartilhar com vocês e que sempre me ajudou todas as vezes que tive medo:

1 Depois que Moisés, servo do SENHOR, morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num:
2 – O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês.
3 Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem.
4 Os limites dessa terra serão os seguintes: ao sul, o deserto; e, ao norte, os montes Líbanos; a leste, o grande rio Eufrates e toda a terra dos heteus; e, a oeste, o mar Mediterrâneo.
5 Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei.
6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles.
7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.
8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Josué 1:1-8)

Nas decepções temos que aprender a confiar em Deus, crendo e sabendo que Ele nunca nos decepcionará, que Ele o próprio Senhor sempre estará conosco. Pensando assim, acreditando nesta verdade vamos nos fortalecendo.

Outro tipo de decepção comum são com as pessoas que nos rodeiam e pode ser qualquer uma, pai, mãe, irmão, filho, esposa, primos, etc... nenhum ser humano, nenhum mortal está imune a decepcionar ou ser decepcionado. Umas maneiras doem mais, outras menos, em todo caso a decepção causa muito transtorno, sofrimento e uma sensação terrível de perda, de vazio, não é verdade?

Nos decepcionamos com amigos, colegas, irmãos na fé, com a própria família e quero ressaltar que quem mais nos decepcionam são aquelas pessoas próximas, aquelas em quem depositamos a nossa confiança, mas não é uma regra geral, pode acontecer.

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! (Jeremias 17:5)

Não devemos agir como se todos a nossa volta fossem nos decepcionar, mas procurar 
compreender que a decepção faz parte também do nosso crescimento e que nós também podemos ser a causa da decepção de alguém. Precisamos avaliar nossos atos, observar como temos caminhado e muitas vezes perguntar a nós mesmos se temos sido corretos com o outro a nossa volta. Pensar em como Jesus agiria em certas situações, Ele que nunca decepcionou a ninguém.

Eu particularmente já passei por muitas decepções em minha vida, ainda passo, planos que não aconteceram no momento que quis (mas que talvez não estivesse preparado naquele instante), sonhos que foram interrompidos por não poder realizá-los mas que ainda são vivos, pessoas que amava e depositava minha amizade, confiança, mas que no fim nunca souberam quem sou de verdade. O coração do homem é completamente enganoso.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o 
conhecerá? (Jeremias 17:9)

Aprendendo com as decepções vamos amadurecendo como homem, como mulher, é como uma escola. E nesta escola existe algo que nunca podemos nos esquecer, precisamos de Deus todos os dias, precisamos da sua Graça, do Seu amor, precisamos ter o nosso caráter moldado em Cristo Jesus.
Se decepcionar e decepcionar, talvez em algum momento seja inevitável, mas que Deus nos ajude a sermos melhores e a encarar a vida com mais coragem.

Confesso que as decepções pessoais minhas sempre foram mais fáceis de lidar. É mais ou menos assim: tentou, não deu certo, levanta e tenta de novo com toda a fé e esperança!
Mas quando falamos em decepção causada por quem amamos, por quem temos amizade ou queremos bem, com certeza é mais sofrido e só vem aquela velha pergunta: Por quê? Não entendemos.

Nesta postagem não quero enfatizar os danos que as decepções causam e que são muitas, mas motivar a mim mesmo e a quem lê, mostrar o caminho que nos levará a vencer toda e qualquer situação triste como essa, lamentavelmente causada por decepções e decepções.

Sejamos então fortes, corajosos, confiemos em Deus em todo tempo, somente Ele pode nos ajudar, fortalecer, capacitar, guiar nossos passos num mundo tão cheio de corações enganosos.

Deus abençoe sua vida!!

Por: Diego Pinto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!