Entenda as diferenças e semelhanças entre Al-Qaeda e Estado Islâmico

À esquerda, Bakr Al-Baghdadi, denominado califa do Iraque, líder do Estado Islâmico. À direita, o fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden, já morto. Grupos jihadistas já foram um só, mas se separaram

A rede terrorista Al-Qaeda e sua dissidência no Iraque e na Síria, o Estado Islâmico (EI), voltaram ao centro das atenções da comunidade internacional com o ataque ao jornal “Charlie Hebdo” em Paris.
Um braço da Al-Qaeda no Iêmen reivindicou o ataque, enquanto o homem que invadiu uma loja de produtos judaicos na sequência dos acontecimentos, Amedy Coulibaly, aparece em um vídeo dizendo ser do Estado Islâmico.
Embora o EI tenha surgido como um braço da Al-Qaeda e vise objetivos bastante parecidos com o da organização criada por Osama bin Laden, os dois grupos passaram de aliados a rivais em 2014. No centro da crise estão principalmente a Síria e a ambição de Abu Bakr al-Baghdadi, o “califa” do EI. Qual é exatamente a ligação dos fatos ocorridos na França com essas duas organizações ainda não está totalmente esclarecido.
Veja a seguir alguns pontos sobre cada um dos grupos extremistas e suas principais diferenças e semelhanças:
Imagem: Reprodução G1Imagem: Reprodução G1Imagem: Reprodução G1Imagem: Reprodução G1Imagem: Reprodução G1Imagem: Reprodução G1Imagem: Reprodução G1

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Testemunho de cura: MATHEUS PIVATO - 4 ANOS - O SUPERMAN!

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto