AUTOESTIMA É COISA DE HOMEM, SIM, SENHOR

Foto: Fixabay.com 

Homens quase não falam sobre autoestima. Para alguns, é como se esse assunto nem fizesse parte do universo masculino. Mas não! Apesar de não abrirem o jogo, muitos homens sofrem com baixa autoestima, que se manifesta com timidez excessiva, dificuldade de relacionamentos, sentimentos de inferioridade, dentre outros.
Eu já fui um desses! Durante toda a infância e parte da adolescência, ouvi palavras duras que jogaram qualquer confiança própria no chão. Já me achei o mais feio, o mais magro, o mais sem talento… Eu cresci sem amigos verdadeiros, achando que nunca encontraria alguém para amar e ser amado, que não tinha propósito ter vindo à Terra… Ufa! O diabo soube trabalhar suas mentiras na minha vida. Só que existe um Deus maior que qualquer mentira do inferno, que quebra as sentenças negativas e nos dá promessas de paz, vida e alegria.
Quando penso em autoestima masculina à luz da Bíblia, penso em Ismael (Gênesis 16), que tinha uma história de vida um pouco peculiar: sua mãe não era a mulher que seu pai amava verdadeiramente, tampouco era o filho da promessa de Abraão. Penso que Ismael tinha tudo para olhar para si e se achar um zero à esquerda. Mas Deus dá porção diferente de dons e talentos para cada filho, sem fazer com que sejam inferiores ou superiores uns aos outros. Faz apenas que sejam diferentes! A Isaque, havia a porção de ser o filho da promessa; a Ismael, a porção de ser abençoado, fecundo e próspero (Gn 19.20).
Talvez você, rapaz, olha para si e não vê valor, não vê talentos. Olhe para Jesus! Ele cura não só as enfermidades do corpo, mas também da alma e suas emoções. Ele levou sobre Si as dores que te paralisam e fazem sentir-se menor. Ele levou sobre Si as palavras que vieram como pedras e quebraram sua autoconfiança. Rapaz, Ele levou e, por isso, podemos acreditar que somos filhos amados e especiais.
Voltando a falar de mim, eu me achava inferior porque sempre fui uma derrota em qualquer esporte possível. Me achava ridículo porque sempre tive uma genética com tendência à magreza excessiva. Me achava feio porque nunca fui o carinha dos olhos claros e cabelos lisos que as meninas da escola amavam. O fato de o Senhor ter levado sobre Si as minhas dores me fez enxergar que não tenho e, dificilmente, terei talento para os esportes, mas tenho talento para a comunicação; que minha magreza nunca foi doença; que tem uma moça, com a qual casei, que é apaixonada pelo meu cabelo crespo e minha pele morena.
E você? Quais têm sido as dores que você enfrenta e minam sua confiança? Peça a Jesus para levá-las. Aceite que você é especial, com seus talentos e peculiaridades. Aceite-se e aceite-O! Ele te fez com um plano especial e único, que não faz você ser obra do acaso ou uma ameba no universo. Você tem valor, moço! Muito valor! Olhe-se no espelho e declare para si que você é especial. Não aceite os rótulos, estereótipos e mentiras a seu respeito. Você é especial e o Senhor deseja curar sua autoestima porque Ele é o principal interessado em que você viva em liberdade.
:: WALLISON MATA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto: "Biel voltou para casa, voltou para o céu!"

Vídeo em homenagem ao meu cunhado Roberto

Novo Logotipo da Igreja do Nazareno - entenda!